Praticamente em todos os modelos de roteadores é possível encontrar as siglas LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet. Apesar de grande parte dos roteadores serem fáceis de instalar, a maioria das pessoas não sabem qual é o significado de cada uma dessas siglas.

É importante saber o significado de cada uma delas para que você não tenha problemas com a sua rede. Para quem não é do ramo da conexão, pode parecer um pouco confuso, mas não é.

Aqui nesse artigo vamos explicar de uma forma muito simples cada uma dessas siglas para que você entenda como funciona e, assim, não terá problemas relacionados à sua conexão.

 

Abaixo veja o que significa cada sigla e o que são:

 

LAN

Essa sigla é aabreviação, em inglês, de “Local Area Network”, alguns costumam chamar também de rede local. Então, quando ouvir algum desses dois termos já sabe, se trata da LAN.

Agora é importante saber o que é. A LAN é a configuração feita nas redes que são instaladas em pequenas áreas como residências e empresas pequenas como escritórios.

Na porta da LAN do roteador, é possível que os usuários se conectem em vários computadores e notebooks para que seja feita a distribuição e transmissão do sinal e conexão da internet.

 

WAN

WAN significa Wide Area Network e, ao contrário da LAN, a WAN é ideal para colocar em lugares maiores, pois essa configuração tem uma qualidade que alcança distâncias maiores.

Empresas grandes contam com esse tipo de serviço para que todos consigam utilizar a mesma rede de uma forma tranquila e eficaz.

 

WLAN

Essa sigla significa Wireless-LAN, é mais possível que as pessoas conheçam o termo quando não está abreviado. Essa rede funciona de uma forma quase parecida com a LAN. A diferença é que ela não necessita de cabos conectados para funcionar, ou seja, é uma rede sem fios.

Essa rede utiliza ondas de rádio para se conectar e também para transmitir os dados para os dispositivos que estão conectados a ela.

 

DNS

DNS significa Domain Name System, ou traduzindo para o português, Sistema de Nomes e Domínio. O DNS basicamente tem a função de facilitar os acessos aos sites desejados.

O DNS identifica qual é o IP do site e consegue fazer com que ele abra sem ser necessário digitar alguns números para identificação. Sem este sistema, ao invés de acessar um site pelo nome, como Google.com, você teria que saber o número do IP do servidor do Google.

 

WPS

 Wi-Fi Protected Setup, esse é o significado dessa sigla. Esse recurso faz com que o roteador consiga permitir que outros dispositivos se conectem na rede Wi-Fi de uma forma mais simples, rápida e eficaz

Esse recurso é muito utilizado para colocar repetidores de sinal sem que seja necessário ficar configurando senhas (já temos senhas demais na nossa vida, né?!). Mas, por outro lado, o WPS pode acabar deixando a rede mais vulnerável a pessoas que tenham acesso físico à mesma.

 

Ethernet

A Ethernet é o sistema físico que transmite o sinal eletrônico de internet para os dispositivos através de cabos. Foi em cima deste sistema de transferência de dados que surgiu a internet.

 

É importante fazer teste de velocidade

Agora que já ficou claro o que significa e o que são cada sigla, é importante também deixar claro outro ponto que é a questão do teste de velocidade que precisa ser feito.

Esse teste de velocidade pode ser encontrado no site da MinhaConexão e pode ser feito de uma forma simples e muito fácil através do seu sistema de speed test.