Hoje em dia é muito difícil ficar em qualquer lugar que não tenha uma conexão de internet via Wi-fi. Isso porque, a praticidade que esse tipo de conexão oferece para todos é muito grande.
O costume de sempre ter sinal de internet com tanta praticidade é tamanho que praticamente ninguém para pra pensar como funciona toda essa tecnologia, a não ser quando ocorre algum problema e o sinal é interrompido.
O nome Wi-fi é uma abreviação da expressão “wireless fidelity”, que, ao traduzir significa fidelidade sem fio. O wifi, como todos já devem saber, é uma conexão feita sem a necessidade de cabos e fios. Sendo possível vários dispositivos se conectarem em uma mesma rede.

Mas, Como Funciona essa Conexão?

Basicamente funciona da seguinte forma: Um roteador recebe algumas informações que são transmitidas através de ondas de um rádio e, esse roteador decifra as informações e transmite para uma antena que passa para os aparelhos.
Essa conexão só é possível ser feita em um lugar determinado, onde o sinal consegue chegar com qualidade. Essa distância pode variar de acordo com cada internet, cada ambiente. Se o lugar for muito grande, provavelmente o wi-fi não vai funcionar com tanta rapidez.

Vantagens e Desvantagens da Conexão

Existem algumas vantagens e algumas desvantagens de utilizar a conexão wi-fi. Claro que, as vantagens são maiores, porém, nem tudo é perfeito.

Vantagens

● Uma das vantagens mais citadas pelos usuários é a facilidade para conectar diferentes tipos de dispositivos. Com o wi-fi é possível fazer com que vários aparelhos como celulares, computadores e até vídeo-games, troquem dados entre si de uma forma simples, rápida e sem precisar de cabos.

● A mobilidade é uma vantagem, que oferece muita praticidade e também conforto. É possível navegar na internet através de qualquer aparelho em qualquer lugar do ambiente. Não é necessário ficar preso entre cabos e fios.

● Dificilmente o wi-fi dá problemas e, quando isso acontece é muito simples de resolver. Muitas vezes, desligando e ligando novamente o roteador já é possível resolver o problema.

● A acessibilidade da internet também se tornou mais fácil depois da conexão wi-fi. Com ela é possível ter internet em lugares que antes não era possível.

Desvantagens

São poucas, mas ainda tem sim algumas desvantagens da conexão wi-fi.

● Para ter um sinal bom na casa toda ou no escritório todo, é preciso deixar o roteador em lugares altos para que o sinal seja emitido de uma forma mais ampla. Se o espaço for muito grande e com muitos cômodos, é necessário uma ajuda técnica para ter um bom sinal. Pode-se também utilizar repetidores de sinal para ampliar a área de cobertura e qualidade do Wifi.

● A conexão wi-fi ainda não é 100% segura, por isso é tão importante colocar uma boa senha com números, letras maiúsculas e minúsculas e outros caracteres. Assim será mais difícil alguém conseguir roubar o seu sinal e até mesmo informações pessoais.

Tem Como Testar a Conexão?

É possível sim testar a conexão e ver se está chegando a velocidade contratada através de sites que fazem esse serviço de uma forma muito simples e rápida.
No site MinhaConexão é possível fazer um teste de velocidade através de um sistema em forma de speed test, muito seguro, que consegue descobrir se o problema da sua conexão é a internet ou o modem.