O uso da internet para a maioria das pessoas é fundamental. Muitos usam para estudar e grande parte das pessoas e das empresas utilizam a internet como uma ferramenta de trabalho.

A internet é um dos principais meios para ter acesso fácil a informações. Na internet, tudo é muito rápido e as notícias são encontradas com muita facilidade. O impacto que a franquia de internet fixa vai causar no dia a dia de todos será muito grande.

No Brasil, a maioria dos domicílios conta atualmente com o serviço de conexão de internet banda larga, assim como acontece com as empresas. Mas, mesmo assim, a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, sugeriu uma nova forma de fazer a cobrança da banda larga, que é através de franquias.

 

Como Funciona o Serviço Através de Franquia?

Assim como acontece com algumas linhas de celulares que, depois de uma certa quantidade de internet utilizada, o serviço fica suspenso até que inicie uma nova fatura, com a banda larga fixa acontecerá quase da mesma forma.

Com a linha fixa, acontecerá assim: o usuário terá uma franquia de dados mensal e escolherá o plano com a velocidade de internet que melhor atender às suas necessidades.

 

Se Ultrapassar esse Limite, o que Acontece?

Caso o usuário ultrapasse o limite da franquia, é possível que ele sofra algumas penalidades, como:

  • Cobrança do valor ultrapassado;
  • Redução da velocidade da internet;
  • Interrupção da conexão com a internet.

É exatamente aí que entra o impacto na vida de todos, pois navegar na internet é fazer downloads de dados a todo instante. Então, para quem gosta de utilizar streaming para assistir a filmes e séries, como o , , terá a internet prejudicada após assistir apenas dois episódios de trinta ou quarenta minutos de uma série, caso tenha uma franquia baixa.

O impacto maior acontece com aqueles de baixa renda que contam com pacotes básicos de internet. Além de não conseguirem navegar à vontade durante todo o mês, possivelmente terão que pagar valores maiores por conta da velocidade ultrapassada.

Quem usa streaming de músicas também será prejudicado em relação à franquia, pois irão consumir a franquia de dados, sendo talvez melhor baixar as músicas para o computador ou celular antes de ouvi-las (aliás, veja as dicas para economizar na sua franquia de dados ) Para quem joga online, essa também não é uma boa notícia.

É possível também que as empresas comecem a negar o acesso à senha do Wi-Fi para os funcionários, visando economizar o consumo de dados. Os comércios, como restaurantes, shoppings e lojas que disponibilizam a conexão gratuita também poderão desistir dessa ideia que agrada tanto aos consumidores.

Com essa novidade, é preciso ficar atento em relação à velocidade que está sua conexão. Fazer testes para saber como anda a velocidade da internet será necessário para saber se está sendo punido por ter ultrapassado o limite da franquia.

No blog da MinhaConexão é possível encontrar muitas informações referentes a vários assuntos voltados para o mundo da internet. Além disso, é possível encontrar também o teste de velocidade, disponibilizado através da ferramenta speed test, que facilita muito no momento de verificar como anda a sua franquia.