Se hoje você consegue ler este texto, ou qualquer outra matéria online, isto se deve ao desenvolvimento da internet. A banda larga é um dos tipos de conexão mais comuns e também o mais utilizado no Brasil. Confira aqui mais detalhes.

A internet é de extrema importância, não apenas para usuários domésticos mas também para todo o mundo.
Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, hoje em dia é muito fácil divulgar um trabalho, uma ideia ou notícia, de forma independente, sem precisar de muito investimento para isso. A internet se tornou o meio mais democrático de comunicação.

Surgimento da Internet

O primeiro projeto que daria início ao nascimento da internet surgiu durante a Guerra Fria e era chamado de ArpaNet. A ideia era manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos através de uma rede de computadores que pudessem trocar informações.

Na época, pensava-se em uma rede de computadores que conseguisse permitir o trabalho cooperativo em grupos, mesmo que fossem integrados por pessoas fisicamente, ou geograficamente, distantes, além de possibilitar o compartilhamento de recursos, como, por exemplo, um supercomputador em construção com o patrocínio do governo.
Tempos após o fim da Guerra Fria, com o surgimento da World Wide Web (o famoso www), esse meio começou a ser mais enriquecido. O conteúdo das redes passou a ser mais atraente, com a possibilidade de incorporar sons e imagens, particularmente com a invenção do formato de arquivos HTML.

O novo sistema de localização de arquivos formulou um ambiente em que cada informação possui um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.

Mas afinal, como surgiu a Banda Larga no Brasil?

A Banda Larga surgiu pontualmente em 2000, com o IG lançando no país o primeiro provedor de acesso grátis à internet.

O desenvolvimento desse tipo de conexão trouxe consigo vários ganhos tecnológicos, como por exemplo, maior velocidade da internet, que hoje em dia supera, em milhares de vezes, a velocidade alcançada pela conexão discada que era usada anteriormente.

Outro ponto positivo é o de não possuir certos inconvenientes, como por exemplo, ter a linha telefônica ocupada enquanto navega na internet, ou então ter que se conectar em horários ruins, de madrugada, por serem mais baratos.

Algumas Tecnologias da Banda Larga

ADSL
ADSL significa Asymmetric Digital Subscriber Line, o nome é complexo, mas é uma tecnologia muito utilizada atualmente.
É através dessa tecnologia que o sinal de internet banda larga chega à sua casa, pelo mesmo fio utilizado pelo telefone, mas sem impedir que você utilize o telefone quando desejar.
Seu telefone não fica ocupado, pois a transmissão dos dados de internet será feita em uma frequência diferente da frequência de transmissão de sua voz.
Esta é provavelmente a tecnologia mais utilizada atualmente no Brasil, pois aproveitou a infraestrutura já existente para telefones.

• CABO
É uma tecnologia muito semelhante à utilizada para transmissões através de cabos telefônicos, mas neste caso, como as operadoras de TV utilizam cabos mais sofisticados e com maior capacidade de transmissão, a internet através desta tecnologia também alcança velocidades bem superiores às antigas versões de ADSL.
Esta tecnologia está certamente entre as mais usadas no país.

Wireless (Wi-Fi)
A tecnologia usualmente conhecida como Wi-Fi é a mais usada pelos internautas, e consiste em jogar um sinal de rede em determinada área em que os assinantes com modems, roteadores e outros equipamentos adequados, possam captar esse sinal e acessar a internet sem usar nenhum tipo de fio.
Todos os computadores que foram fabricados após 2003 tem preparo para esse tipo de acesso, ou seja, atualmente qualquer usuário pode ter banda larga em casa.

• Smartphones
As redes de telefonia celular 3G e 4G permitem acesso sem fio e de alta velocidade aos computadores e também aos dispositivos móveis, como os Smartphones. Essa tecnologia chegou ao Brasil em 2007 e vem se expandindo (ainda que os preços sejam um pouco inacessíveis para o bolso do brasileiro).

A importância de fazer o teste de velocidade de internet
Para saber se a internet banda larga que está chegando na sua casa corresponde à velocidade que você contratou com a operadora, é muito importante fazer um teste de conexão.
No MinhaConexão você realiza o teste de velocidade de forma fácil, rápida e gratuita, e o melhor, pode salvar um relatório com todas as informações sobre seus dados, caso ache necessário entrar em contato com a operadora para reaver os seus direitos.