Descubra aqui como funciona a internet via rádio, quais suas vantagens e desvantagens, e por que fazer o teste de velocidade da sua internet.
A Internet Via Rádio, depois da banda larga, é a forma de conexão mais utilizada no país. Confira aqui suas principais vantagens e desvantagens:

Como funciona a internet via rádio?

A Internet via rádio funciona de forma relativamente simples. O sinal é transmitido pelas torres que são distribuídas em pontos altos e com bom acesso ao perímetro atendido pelo provedor.

Para receber a internet, uma antena é instalada na casa do usuário e fica responsável por captar do sinal emitido por uma das torres. Essa antena precisa ser instalada em um local em que a ligação, via sinais de rádio, entre o seu receptor e a torre de transmissão seja estabelecida.

Para fazer a conversão do sinal de rádio para internet, a antena é conectada a um modem. Este modem, por sua vez, é que transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do computador ou smartphone.

O provedor deve contar com várias torres para fornecer internet via rádio, que precisam estar distribuídas pela localidade em que vai operar o serviço. Cada torre é responsável por transmitir para uma parte, ou região, da cidade.

As torres costumam ser chamadas de POPs, e possuem como objetivo principal transmitir o sinal da internet.
Elas contam com um planejamento minucioso, já que, caso sejam posicionadas inadequadamente, podem sofrer com interferências e consequentes oscilações na velocidade da internet, além de perdas de sinal.
Quais são as vantagens da internet via rádio?

• Custo e benefício
Uma das principais vantagens quando se fala de internet via rádio é o custo em relação aos benefícios. Esse plano tende a oferecer planos com velocidades de conexão boas a valores acessíveis.
Os usuários domésticos não precisam dispor de um grande capital financeiro para adquirir uma internet rápida.

• Qualidade
A Internet via rádio pode ser de boa qualidade se a instalação for bem feita e a configuração for realizada por profissionais adequados.
Outro adendo: Os provedores de internet via rádio possuem maior alcance e, geralmente, atendem áreas periféricas (onde a internet banda larga ainda não chega), como as áreas rurais, por exemplo.

• Simplicidade de instalação e manutenção
Por usar um sinal de rádio e transmiti-lo através de antenas e torres, esse tipo de conexão também dispensa a instalação de uma linha telefônica, tornando o processo menos complicado e mais rápido.

Desvantagens da Internet Via Rádio

• Baixa transmissão de dados
Esse tipo de internet apresenta também algumas desvantagens, como por exemplo, a baixa taxa de transmissão de dados quando comparado com as conexões de banda larga.
Este quadro já está começando a apresentar melhoras, graças às novas tecnologias de transmissão e aos equipamentos mais modernos, mas ainda há muito o que evoluir.

• Sobrecarga em horários de pico

Cada uma das antenas do provedor é responsável por lidar com dezenas, ou mesmo centenas, de usuários de uma determinada região.
Por este motivo, é comum que a qualidade da sua internet caia muito em horários de pico, pois haverá muito mais pessoas compartilhando a mesma antena, sobrecarregando sua capacidade de transmissão.

• Alta Latência (ping)
Uma caraterística de conexões via rádio é sua alta latência na transmissão dos dados. Isto é algo intrínseco desta tecnologia e sempre será pior que conexões por fio ou fibra.
Por este motivo, conexões via rádio não são recomendadas para quem gosta de jogos on-line, especialmente os de ação, que precisam de uma latência muito baixa para uma boa experiência.

• Interferência
As conexões de internet por rádio são muito sujeitas a interferências externas. Algo como árvores situadas no caminho entre a antena transmissora e receptora, ou mesmo dias chuvosos, podem impactar consideravelmente na qualidade do sinal.

• Possível falta de profissionalismo
Outra desvantagem é a alta incidência de quedas ou muitos casos de falta de atendimento, principalmente aos finais de semana.

Claro que os grandes provedores geralmente possuem suporte 24 horas por dia, mas é preciso ficar atento, já que a manutenção pode ser necessária.

Faça o teste de velocidade de Internet do MinhaConexão

O MinhaConexão conta com o melhor teste de velocidade gratuito e totalmente seguro da internet.
Você ainda tem a opção de baixar o relatório e ter todas as informações dos seus dados em mãos se precisar entrar em contato com a operadora.
Acesse e faça o teste de conexão, é rápido e fácil!