Jogos online são a paixão de muitas pessoas, não apenas de crianças e jovens, mas também de adultos. É muito divertido disputar partidas com pessoas de todo mundo, e uma rodada nunca será igual à outra, o que traz um dinamismo muito grande.

Porém, uma dúvida que passa pela cabeça de quase todo mundo que joga online é quanto à velocidade de Internet ideal para jogar. Afinal, qualquer travadinha já pode atrapalhar na hora de roubar a bandeira do adversário e vencer o jogo.

Outra coisa que também não é muito clara é sobre a velocidade necessária para computadores e videogames. É a mesma coisa para os dois? Um consome mais do que o outro?

Todas essas dúvidas serão esclarecidas aqui. Assim, ao analisar os resultados de um teste de velocidade, os jogadores saberão se podem ou não jogar tranquilamente com a conexão a que têm acesso.

Velocidade Ideal Para Jogar Online

Primeiramente, é importante esclarecer que existem duas velocidades diferentes em uma conexão: a de download e a de upload.

A de download é a velocidade disponível para baixar os dados necessários. Por exemplo, em um FPS, é preciso que cada um dos movimentos, tiros e pulos de todos os jogadores apareça no mesmo instante para todos, e é essa velocidade que determinará o quão rápido os dados serão baixados.

Já a velocidade de upload faz o contrário: envia os seus dados para o servidor, de modo que todos os jogadores recebam as ações em tempo real.

Uma declaração do presidente da Anatel, João Rezende, datada de outubro de 2016, dizia que jogar online consumia uma banda muito grande de Internet. Essa declaração foi dada na época em que o estabelecimento de um limite de consumo para conexões de Internet fixa estava em pauta.

Motivados por essa declaração, foram feitos testes de quanto cada jogo consome, usando um software bem preciso. Na lista, estão quase todos os jogos mais famosos da atualidade, como League of Legends (LoL), Defense of the Ancients 2 (Dota 2), Counter Strike: GO (CS:GO), Street Fighter 5 e Grand Theft Auto 5 (GTA 5).

Entre toda a lista, o que apresentou um consumo mais elevado foi o Street Fighter 5: durante 5 lutas (aproximadamente 15 minutos), o consumo foi de 25 Mb de download e 30 Mb de upload.

Na média, cada minuto demandou 1,7 Mb (30 kbps) de download e 2 Mb (35 kbps) de upload. Uma conexão de 2 Mbps é mais do que suficiente, já que oferece aproximadamente 250 kbps de download e 50 kbps de upload.

É Só a Velocidade Que Conta?

Não. Existe outro fator que é tão ou mais importante e que também é informado em um teste de velocidade, que é o Ping.

O Ping é o tempo que um pacote de informações demora para ir até o servidor e voltar. Quanto menor for esse valor, melhor, pois assim os comandos serão executados quase que instantaneamente.

Geralmente, servidores localizados em outros países fazem com que o Ping suba bastante, já que a distância que a informação tem que percorrer é muito grande.

O Ping é medido em milissegundos. Logo, ter um Ping de 200 significa que haverá um “atraso” de 0,2 segundo no jogo, o que pode parecer pouco, mas pode fazer toda a diferença.

Existe Diferença Entre um Computador e um Videogame Quanto à Velocidade Ideal?

Na verdade, não muito. Um fator que faz mais diferença é o local do servidor: quanto mais perto de onde você estiver, maior será a velocidade.

Portanto, se o servidor do Battlefield 1 para PS4 ou Xbox One estiver no mesmo lugar do servidor de PC, então a velocidade será bem parecida.

Outro fator que também pode fazer diferença é o tipo da conexão: o Wi-Fi geralmente apresenta um desempenho um pouco pior do que a Internet via cabo. Portanto, sempre que possível conecte seu computador de jogos ou vídeo game ao seu roteador utilizando cabos.

Como Fazer Teste de Velocidade?

Existem diversos sites que contam com essa funcionalidade. O processo é bastante simples e prático: basta acessar o site e aguardar pelo teste, que é feito automaticamente.

Para fazer um teste de velocidade, o lugar ideal é o blog do MinhaConexão, que também conta com diversas dicas de Internet, computadores, tecnologia e assuntos similares. Assim, todo mundo que se interessar poderá aprender ainda mais sobre esses assuntos.