As melhorias da Internet no Brasil, se comparadas com a de outros países, são lentas, mas algumas providências estão sendo tomadas para que esses ajustes sejam feitos da melhor forma possível.

No ranking global, o Brasil ficou na 88º colocação em relação à velocidade da internet no País. Mesmo assim, é preciso assumir que a estrutura da Internet avançou muito no Brasil desde que ela chegou ao país, no ano de 1995.

Parte dessa melhoria é graças à instalação de fibra óptica. É claro que ela não está disponível em todos os lugares ainda, mas nas cidades grandes já é possível encontrar esse tipo de conexão. Essa prioridade para as cidades grandes acontece porque é um sistema caro de ser instalado, por isso é necessário ter uma procura maior para compensar os investimentos.

O Que Está Sendo Feito Para Acontecer Essa Melhoria

• A Associação Brasileira de Internet (Abranet) fez o lançamento do “Brasil Conectado a 100 Gigabits”. Esse lançamento é uma excelente melhoria para a Internet no Brasil, pois ele promete aumentar a infraestrutura da rede nacional e as taxas de transferências em pelo menos 10 vezes.

• Além disso, o Ministério das Comunicações lançou o “Brasil Inteligente”, projeto que promete universalizar a acesso e aumentar a velocidade média da Internet no país.

• Desenvolvido pela Telebras, o programa Minha Escola Mais Inteligente conta com a possibilidade de levar a conexão para pelo menos 30 mil escolas do ensino público, com direito a Wi-Fi e media center.

• Parcerias como a da Claro e da Ericsson colaboram com as pesquisas relacionadas aos testes 5G no Brasil. Se der certo, esse tipo de conexão vai ajudar grande parte dos brasileiros e será um projeto de grande sucesso.

• O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que é responsável pelo domínio .com.br, promete que vai investir todo o dinheiro conquistado através de compras de domínios em estudos interessantes sobre Internet no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, no Centro de Estudos Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil e até em cursos de IPv6.

Mesmo com todos esses projetos, se o governo brasileiro e a Telecom não entrarem em um acordo, de nada vai adiantar. Para que esses serviços sejam oferecidos para a população da melhor forma possível e com um preço menor, é necessário que haja algum tipo de acordo. Se todos esses projetos derem certo, será um grande avanço para toda a tecnologia brasileira.

O Que Fazer Enquanto Não Acontecem Essas Melhorias

Enquanto tudo isso não acontece, os consumidores devem continuar exigindo todos os direitos que já conquistaram com as prestadoras de serviços de Internet contratada, sugerir melhorias cada vez mais e fazer um teste de velocidade sempre que for necessário.

No blog da MinhaConexão, é possível encontrar muitas outras informações a respeito de tudo relacionado à Internet e inclusive fazer um teste de velocidade, também conhecido como SpeedTest