Você sabe o que é Proxy? Descubra aqui e veja por que fazer o teste de conexão é importante para usufruir melhor da sua internet!

O que é Proxy?

É o termo usado para definir o que intermedia o usuário e o seu servidor, ou seja, desempenha a função de conectar o computador local à rede externa (internet).

Como os endereços IP de redes locais – ou intranets – não são válidos para acessos externos, é de função do proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, fazendo a tradução e repassando-a para o seu computador.
As requisições feitas ao servidor, ou seja, o site que você deseja acessar, têm de passar pelo seu proxy. Ao chegar no site, o IP do proxy fica registrado no cache do seu destino, e não no seu.

É através do IP que os famosos hackers conseguem invadir máquinas, por isso, é preciso manter o nível de segurança do seu gateway (acesso de ligação com o proxy) seguro.
O proxy ajuda a acelerar a velocidade de internet no caso daquelas empresas que precisam de mais qualidade na hora de navegar.

Em um proxy, os registros das páginas acessadas ficam guardados na sua cache (memória) e com este arquivo gravado, o próximo acesso ficará muito mais rápido, uma vez que não será preciso refazer o primeiro reconhecimento do destino.

Veja um pouco mais sobre os tipos de Proxys

• Web proxy
O Web Proxy é uma versão que “esconde” seu número de IP real e permite que você navegue anonimamente pela internet. Muitos desses proxys são usados em redes fechadas, como ambientes de trabalho e universidades, para burlar a determinação de bloqueio a alguns sites da internet.
Os conteúdos que geralmente estão proibidos nesses casos são: sites de relacionamento, como o Facebook, programas de troca de mensagem instantânea, como o Messenger, entre outros.

Existem até programas que permitem que você navega de forma anônima, que se estivesse em outros lugares do mundo. Veja o HideMyIP, por exemplo: https://www.hide-my-ip.com/affiliate/proxy.php?id=542&url=42
E se você quiser mais discas de como esconder seu ip, dê uma olhada nesse tópico: http://www.minhaconexao.com.br/forum/viewtopic.php?t=624

• Open proxy
O open proxy, ou conexões abertas de proxy, são do tipo mais perigoso, já que são convidativos para usuários que estejam mal intencionados.
Quando um desses usuários, ou crackers, consegue acessar um PC, ele instala um servidor proxy para que possa ter acesso ao computador quando quiser, e assim consegue alcançar a senhas, scripts e outros dados que possibilitam uma variedade de atos ilegais.

• Redes proxy
Esse tipo de proxy é baseado em códigos que permitem a comunicação anônima entre usuários. Estas redes se caracterizam pela não permissão de controle dos servidores. Os usuários são responsáveis por providenciar todo o conteúdo e os arquivos.
Ou seja, muitos destes computadores são usados por usuários mal intencionados, e é preciso ter em mente que qualquer promessa de segurança é praticamente inexistente.

Faça o teste de velocidade do MinhaConexão e descubra tudo sobre a sua internet!

Fazer o teste de velocidade da internet é muito importante para se manter a par da qualidade de internet recebida na sua casa.
O teste é rápido e muito fácil, além de gratuito. Você também tem a opção de gerar um arquivo com as informações dos seus dados, caso queira entrar com alguma reclamação contra a operadora. Faça já!