Você sabe o que é PPPoE? Descubra aqui para que serve, como funciona, e confira também a importância de se fazer um teste de velocidade da Internet.
PPPoE, ou Point-to-Point Protocol over Ethernet, é uma expressão em inglês que se refere a um protocolo de rede para conexão de usuários. Confira aqui como funciona esse dispositivo.

PPPoE: Como funciona?

O PPPoE trabalha com a tecnologia Ethernet, usada para ligar uma placa de rede a um ou vários internautas em uma rede LAN através de uma linha DSL.

Esse protocolo é muito usado devido a facilidade para identificar o usuário que está conectado e controlar as suas ações (isso após ele ter se autenticado pela primeira vez).

Os tais controles de que estamos falando envolvem o gerenciamento de banda e o número MAC do cable modem, o que possibilita, assim, o bloqueio ou desbloqueio com mais rapidez.

O padrão PPPoE pode ser aberto e suportado em sistemas operacionais como do Windows e também no Linux (entre outros), porém, as versões antigas não contam com suporte nativo para esse protocolo, visto que ele passou a ser usado com frequência mais recentemente, No Windows, por exemplo, o suporte passou a ser inserido a partir da versão XP em diante.

Mais sobre a história do PPPoE é que ele é derivado do protocolo PPP, usado amplamente no passado, por provedores de serviços de internet que ofereciam conexões discadas para acesso à internet.

A finalidade desse protocolo é facilitar a transmissão de pacotes de dados entre ligações ponto a ponto. Ou seja, ao combinar o protocolo PPP com a Ethernet, temos um modelo mais eficiente para criar uma conexão separada com um servidor remoto para cada um dos internautas.
É possível também criar conexões dial-up e de discagem por demanda usando o PPPoE.

Ainda há um outro derivado do protocolo PPP, que é conhecido como PPPoA. As diferenças principais entre este protocolo e padrão PPPoE é que o PPPoA só pode ser terminado em um dispositivo de rede ATM, enquanto o PPPoE em um Ethernet, por isso gerou-se a diferença de nomenclatura PPPoA (ATM) e PPPoE (Ethernet).

Como a maior parte das placas de rede usa Ethernet, o protocolo PPPoE é com certeza mais utilizado do que o padrão PPPoA, que apenas possui suporte para as placas ATM, que são bem mais caras e por isso menos usadas.

Conexões que usam o protocolo PPPoE podem ser terminadas tanto em modems como nos computadores, dependendo do acesso do modo roteado PPPoE no modem.

Dessa forma, usando um modem de banda larga e o PPPoE, os internautas que usam LAN podem ter acesso autenticado de forma individual nas redes de alta velocidade.

Mas Afinal, por que é tão importante fazer um teste de velocidade de internet?

Apenas com um teste de conexão de confiança você pode descobrir a velocidade de download, a velocidade de upload e o Ping que estão chegando na sua casa.

Com o MinhaConexão você confere todas as informações sobre os seus dados e ainda por cima pode salvar um relatório em PDF, caso precise ter documentado para entrar em contato com a sua operadora.
Não perca tempo e faça já um teste, é fácil, rápido e gratuito!