Hoje em dia grande parte das pessoas não vivem sem internet. Isso não acontece apenas pelo fato de ser um bom investimento para lazer, mas porque grande parte da população trabalha com a internet ou a utiliza para o estudo.

Para estudar, é quase que impossível não utilizar a internet para baixar livros e fazer pesquisas mais completas e de uma forma mais rápida do que antigamente, quando era preciso ir até uma biblioteca.

O mesmo acontece em relação ao trabalho, muitas pessoas não precisam nem sair de casa para trabalhar, já que tudo pode ser feito pela internet.

 

Como está o crescimento da rede 4G

Todos os hábitos citados acima estão se tornando tão comuns, que a TeleBrasil, (Associação Brasileira de Telecomunicações), resolveu fazer uma pesquisa como uma espécie de balanço, para saber quantos municípios estão conectados na internet 4G.

O resultado foi impressionante, desde o início de 2017, mais de 1.700 municípios tiveram acesso a essa tecnologia que é considerada de quarta geração da internet móvel.

Aqui no Brasil, contando todos os municípios que têm acesso à rede 4G, somam-se mais de 3.200 e, todos eles juntos, somam mais de 90% da população brasileira com acesso a esse tipo de conexão.

Em todo o país existe um total de acesso à rede 4G de 91,5 milhões que, quando somado com a conexão 3G, chega a mais de 200 milhões de acessos a esses tipos de coberturas. Isso contando cidades e municípios.

Além da conexão 4G ter crescido, a rede 3G também teve um aumento neste ano de 2017. Mais 217 municípios estão conectados por esse tipo de rede, somando mais de 5 mil municípios que utilizam a conexão 3G.

Tem também aquelas conexões que são feitas através de acessos fixos. Essa pesquisa de setembro de 2017 da Associação Brasileira de Telecomunicações mostra que em todo o país existe um total de 223 milhões de acessos a rede.

Destes 223 milhões, 28,2 milhões são de conexões de banda larga fixas, já que as conexões desse tipo cresceu 6,2% desde a outra pesquisa feita em setembro de 2016 que teve como resultado 1,6 milhões de acessos à banda larga fixa.

As redes 4G também cresceram em mais de 3 mil cidades no país e já está fazendo parte de 88% de toda população.

 

Porque esse crescimento tem sido tão alto?

Hoje em dia as pessoas dificilmente se conectam apenas pelo computador. Praticamente toda população utiliza smartphones e tablets para se conectar. Algumas conseguem até trabalhar utilizando esses tipos de aparelhos.

Por isso as redes móveis, 4G e 3G, tem crescido tanto no país. Além de serem práticas, as opções de pacotes e valores que as operadoras oferecem são muitos e atendem praticamente qualquer tipo de necessidade.

Essa é uma facilidade muito grande que acaba se tornando uma vantagem em cima da conexão de banda larga fixa.

Para que você saiba como está a qualidade da sua conexão em relação a velocidade, faça um teste de velocidade. É possível encontrar no site da MinhaConexão. É um teste muito preciso, e é feito através de um sistema de speed test.