Com o passar dos anos, a quantidade de pessoas contratando planos 3G e 4G aumentou consideravelmente. Isso porque a internet se tornou um bem tão necessário que, para muitos, é praticamente impossível ficar sem.

A internet 4G usa uma tecnologia mais moderna e, sem dúvidas, é melhor do que a 3G e seu uso tem aumentado em cidades espalhadas pelo Brasil. A conexão é melhor, mais rápida e é isso que os consumidores desejam.

Por ter que trabalhar ou muitas vezes estudar utilizando esse tipo de conexão, é importante que ela seja rápida e de qualidade. Além disso, as pessoas hoje em dia desejam também acessar a internet fora de casa, então precisam de uma conexão rápida, que fique sempre disponível no seu smartphone.

 

O aumento da rede 4G nas cidades no Brasil

De toda a população do Brasil, 88% já está utilizando a internet 4G. Uma pesquisa feita pela Telebrasil afirma que esse tipo de conexão aumentou em mais de 3 mil municípios no país.

De acordo com a Telebrasil, a contratação da conexão 4G está crescendo mais rápido do que eles imaginaram. A meta para a quantidade de contratação desse tipo de conexão era para 1079 municípios até o final de 2017.

Mas tiveram uma surpresa quando perceberam que na verdade, o total de alcance da cobertura 4G quintuplicou em todo Brasil nos últimos 12 meses, chegando a mais de 3.250 municípios.

 

Como as operadoras lidam com isso?

Segundo pesquisas da Teleco, a operadora Oi está com um certo problema relacionado a cobertura 4G. Isso porque a sua cobertura chega pra menos de 290 municípios.

A TIM é a melhor em relação a cobertura 4G, ela consegue atender quase 2200 cidades. A Vivo está atendendo quase 1800 municípios e a Claro está atendendo 1.250 cidades.

Mas fora as operadoras, também existe uma divisão considerável em relação às regiões que contam com esse tipo de cobertura. As regiões Sul e Sudeste, tem 99,7% da população que utilizam a cobertura 4G. Na região Norte tem 42,7% e na região Nordeste tem 45,1% de coberturas desse tipo de conexão.

Se você conta com rede 4G, é importante fazer um teste de velocidade para saber se realmente está recebendo a quantidade necessária e contratada. Esse teste pode ser feito de forma muito simples pela internet.

No site da MinhaConexão é possível encontrar o teste de velocidade que é fácil e muito simples de fazer. Esse teste é feito através do sistema de speed test. Com ele é possível ter noção do quanto está recebendo da sua internet contratada.