A internet discada antigamente era a única forma que tínhamos para nos conectar à rede mundial de computadores. Comparada com a internet que temos hoje, ela era extremamente lenta e muito ruim de usar. Para se ter uma ideia, não se podia sequer utilizar a linha telefônica enquanto você estivesse conectado.
Essa internet funcionava através de uma linha telefônica junto com um provedor pago e, é aí que estava o maior dos problemas. Como ela só funcionava através de um telefone, a linha ficava ocupada enquanto a internet estava ligada.
Outros problemas que a internet discada tinha eram em relação à velocidade, que era muito lenta, e também em relação ao valor que era muito alto, já que a cada conexão feita com a internet e a cada 3 minutos on-line era cobrado o valor de uma ligação telefônica.

Como Era a Velocidade

Existiam algumas opções para aumentar a velocidade da internet, essas opções eram através de compressão de dados ou então usando mais de uma linha telefônica.
A opção de utilizar mais de uma linha telefônica funcionava com a utilização de um software que juntava vários modems e linhas em um computador e, assim, a velocidade era aumentada proporcionalmente à quantidade de linhas que eram adicionadas.
Além dessa opções, era possível também aumentar através de hardwares que eram usados na compressão dos dados. Esse hardware poderia ser usado tanto pelo servidor pago ou pelo usuário.
A velocidade máxima que essa internet alcançava era de 56 kbit/s, através da compressão por hardware, e era muito caro para fazer esses procedimentos para aumentar a velocidade.
Porém, no ano de 2014, a conexão mais utilizada nas residências brasileiras ainda era a internet discada.
Claramente as coisas melhoraram muito no Brasil em relação à conexão com a internet. Naquela época, por exemplo, não era simples trabalhar em casa através da internet. Além disso, alguns anos antes, a internet discada era apenas para pessoas que tinham uma condição financeira melhor, já que seu custo benefício era muito alto.

Testar a Velocidade da Internet

Para quem entendia muito da área era possível fazer esse teste para saber se estava chegando a velocidade certa no momento do uso.
Hoje em dia a realidade é outra e as facilidades também. É possível fazer muitas pesquisas, transações e até trabalhar através da internet de uma forma muito simples, fácil e rápida.
E por isso, hoje também pode ser feito testes por qualquer um com a ajuda de sites que são especializados em fazer teste de velocidade. De uma forma muito rápida e simples é possível saber se a internet está funcionando como deve.
Um exemplo de site para fazer esse teste de velocidade é o MinhaConexão onde é possível fazer testes confiáveis e muito fáceis de fazer. Eles usam um sistema seguro como speed test para atender melhor às necessidades e solucionar os problemas que acontecem em relação a velocidade.