Grande parte das pessoas se queixam que o limite de dados móveis mensal do seu smartphone acaba muito rápido ou até mesmo que sobra limite e a operadora corta o serviço porque o prazo contratado acabou.

A decisão de cortar esses dados pode gerar uma discussão entre a operadora e o cliente, pois no momento da contratação o cliente tem direito a uma quantidade de limite de dados móveis, paga por ele, e no final não consegue usar todo esse limite, simplesmente perdendo o que foi pago.

De qualquer forma, é muito bom saber de algumas curiosidades para poder economizar o máximo possível de dados móveis, garantir o acesso à Internet até o final do mês e ter certeza de que a velocidade de acesso está conforme o que foi contratado, utilizando um teste de velocidade.

Como Economizar o Limite de Dados Móveis

Primeiro vamos falar um pouco sobre a economia dos dados móveis. Hoje em dia, todos ficam muito tempo online, seja para trabalhar, estudar, para lazer, etc. Com isso, o plano de dados se esgota muito rápido e assim é preciso economizar, já que o pacote contratado normalmente não é suficiente.

Existem algumas formas para economizar e não alcançar o seu limite de dados móveis:

● Assistir vídeos e ouvir muitas músicas em aplicativos online consome muitos dados. Uma forma de não deixar de assistir vídeos e nem de ouvir músicas é baixar esse conteúdo enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

● Utilizar muito o GPS também gasta seus dados móveis. Por isso, o melhor a se fazer é baixar o mapa do destino quando estiver com Wi-Fi e fazer a rota sem precisar estar conectado via 3G/4G.

● Baixar aplicativos ou atualizá-los usando sua conexão móvel consome muitos dados, ajudando a ultrapassar o seu limite ainda mais rápido. É possível configurar o smartphone para fazer essas atualizações somente quando estiver em uma conexão Wi-Fi. Também, tente baixar aplicativos somente quando estiver num Wi-fi.

● Download de arquivos em e-mails também ajuda a acabar com seu pacote de dados. Por isso, é importante utilizar a opção de pré-visualização do arquivo, pois dessa forma não é necessário fazer download.

● Desativar download automático de arquivos do WhatsApp também é uma forma de economizar dados. Essa opção existe e a pessoa baixa apenas o que for necessário e interessante para ela.

Além de todas essas dicas, se o celular tiver o sistema operacional Android, é possível escolher o limite de dados móveis que o usuário deseja utilizar. Dessa forma, fica mais fácil saber quando esse limite está próximo do fim.

Quando você ultrapassa seu pacote de dados móveis, algumas operadoras reduzem a velocidade da sua conexão com a internet. Para ter certeza que a velocidade contratada está chegando no aparelho, pode ser feito um teste de velocidade. Dessa forma você saberá se sua velocidade de internet foi reduzida ou não.

Projeto da Lei Que Autoriza Acúmulo de Dados

O Senador Dario Berger, do PMDB de Santa Catarina, alterou a Lei Geral da Telecomunicação e acrescentou um inciso que permite acumular os dados móveis quando estes não forem utilizados completamente em um único mês.

O senador levou em conta que quando os clientes ultrapassam o limite de dados móveis, a operadora cobra um valor a mais, e quando o pagamento da conta não é feito, as operadoras cortam todos os serviços. Dessa forma, quando sobrar dados, o cliente terá total direito de utilizar no mês seguinte.

Existem algumas operadoras que já permitem esse acúmulo de dados, porém, apenas para alguns planos específicos.

Para ter mais dicas sobre Internet, limite de dados móveis e vários outros assuntos voltados a esse meio, entre no MinhaConexão, que é um site especializado em teste de velocidade (SpeedTest).