Com o crescimento do mundo online, é quase impossível as pessoas não terem medo e se preocuparem com à privacidade e segurança dos dados que estão em seu computador, seja em uma empresa ou no computador de casa.

O grande alívio é saber que é possível contar com servidores, que ajudam a manter a rede mais segura e longe de hackers. Também é interessante investir em um servidor para guardar arquivos, pois assim o computador não vai ficar carregado e apenas pessoas autorizadas terão acesso a todos esses arquivos caso necessário.

A instalação de um servidor não precisa ser feita somente em grandes empresas: é possível instalá-lo em residências, mas isso precisa ser feito por profissionais da área, pois essa é uma tarefa difícil para iniciantes e que pode apresentar problemas futuros.

Saiba alguns dos serviços que o servidor doméstico pode oferecer.

Servidores Domésticos e Seus Serviços

Geralmente, pessoas que tem muitos arquivos preferem, por segurança e para ter um computador com desempenho melhor, instalar um servidor, o que também é vantajoso para que mais pessoas tenham acesso ao mesmo documento no momento que for necessário.

Um servidor pode ter a capacidade de armazenar vários terabytes, de acordo com a sua capacidade. Tudo fica salvo em um único lugar: arquivos como mídias, documentos, planilhas, fotos e todos os arquivos que os usuários desejarem. Isso é excelente, pois a pessoa pode autorizar apenas quem ela desejar para ter acesso a esses documentos.

Se o servidor estiver configurado da forma correta, é possível fazer um backup dos arquivos. Dessa forma, a segurança contra perdas será maior e serão evitados problemas desse tipo, pois sempre haverá uma cópia mais segura.

Além de todos esses pontos positivos, é possível utilizar o servidor para rodar um site pessoal, seja um blog, um e-commerce ou qualquer outra coisa. Se for utilizado um servidor doméstico, não haverá a necessidade de pagar por uma hospedagem.

Já por outro lado, uma desvantagem de ter um servidor próprio para esse fim é que, para utilizar em sites, é preciso que ele fique ligado 24 horas por dia, pois, se for desligado, o site automaticamente sairá do ar.

Também é importante ressaltar que isso terá um custo maior, e se o site for grande e tiver muitas visitas, pode ser que o servidor ou sua conexão de internet não consiga suportar todos os acessos e o site fique mais lento.

Fazer Teste de Velocidade Pode Ajudar

Para saber se a Internet consegue suportar a instalação de um servidor no seu ambiente, é preciso fazer um teste de velocidade da Internet. Caso a velocidade não for suficiente, pode ocorrer a falta de banda da rede e, então, não será possível utilizar o servidor, pois o mesmo ficará muito lento.

Fazer vários testes, entender como funciona e quais são as necessidades que esse servidor terá que suprir é essencial para conseguir um resultado que faça o investimento valer a pena. Por isso, é tão importante contar com a ajuda de profissionais no momento dessa instalação.

O blog MinhaConexão conta com vários artigos que ajudam a entender melhor tudo o que é voltado ao mundo da internet. O site ainda conta com uma ótima ferramenta de teste de velocidade, que dá o resultado em apenas alguns segundos.