As primeiras conexões no Brasil foram feitas no ano de 1988 em algumas universidades para ligá-las a instituições dos Estados Unidos. Porém, esse acesso à internet não era público, era um serviço de internet privada da AlterNex.
No ano de 1989 foi lançado um projeto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Esse projeto existe até hoje e é a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Esse projeto tinha como principal objetivo expandir a tecnologia da internet com a implementação de um backbone.

O que é o Backbone

Backbone é toda a infraestrutura de conexão dos pontos de uma rede específica. Com o intuito de atender as necessidades da comunidade acadêmica, no ano de 1991 inaugurarou-se o primeiro backbone no Brasil.
Para tornar um pouco mais abrangente esse serviço, em 1995 o governo expandiu o backbone e o disponibilizou para oferecer internet para os provedores de acessos comerciais.
Foi depois disso que o governo então discutiu a possibilidade de transformar a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em um acesso para outros consumidores. Porém, para a comunidade acadêmica continuaria de graça e para os outros seria cobrado uma taxa.

Como foi o Aumento da Internet Brasileira

Foi no ano de 1997 que aconteceu um aumento considerável de acessos à rede mundial de computadores. Houve então a necessidade de criar uma infraestrutura mais rápida e que atendesse melhor às necessidades de todos.
Mas, esse processo de melhoria da infraestrutura foi demorado, pois não tinha fibras ópticas disponíveis em todo o território para que fosse feita. Foi então que decidiu-se criar as redes locais de velocidades mais altas.
E, no ano de 2000, foi colocado nas regiões metropolitanas o backbone RNP2 que, era a forma de deixar todo o país interligado através de uma rede com tecnologia mais avançada.

Enfim, no ano de 2005, começou a ser usada a tecnologia óptica para ampliar e com isso, a capacidade da internet subiu para 11 gbps.

A Internet Hoje em Dia no Brasil

Hoje em dia o consumo da internet é gigantesco. Praticamente todas as residências urbanas contam com uma conexão. Uma pesquisa feita pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo constatou que as pessoas ficam cerca de 24 horas e 42 minutos, por mês, navegando na internet.
Hoje em dia a internet no Brasil é usada não apenas para lazer, mas também para estudos e trabalho. Algumas pessoas chegam a trabalhar apenas utilizando a internet.

Hoje as informações são muitas, boa parte das pessoas entendem razoavelmente sobre internet. Tempos atrás, poucas pessoas entendiam como funcionava e para que serviria a internet.
Prova disso é que, hoje não é mais preciso fazer a contratação de uma empresa para fazer um simples teste de velocidade. O próprio internauta consegue fazer através de sites.
No site da MinhaConexão é possível fazer teste de velocidade com um sistema seguro de speed test. De uma forma muito simples e rápida é possível resolver problemas ou descobrir problemas que acontecem com a conexão, coisa que antes, não era possível.