Saber que existem vários tipos de conexões de internet, isso todo mundo sabe. Mas entender quais são as diferenças entre elas e quais são as vantagens e desvantagens que elas oferecem, é bem mais difícil.
As opções são muitas e conhecer um pouco mais sobre cada uma vai ajudar no momento de escolher a que atende melhor às suas necessidades.
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre a internet banda larga e a internet via rádio, quais são as diferenças entre elas, as vantagens e desvantagens de cada uma.

Conexão Banda Larga

A internet banda larga é aquela que entrou no lugar da internet discada. Muitas vezes, utiliza-se aquela mesma antiga linha telefônica, mas com uma tecnologia moderna, chamada ADSL. Ela é muito mais rápida e com ela é possível utilizar tanto a internet quanto o aparelho telefone, o que antes não era possível de se fazer.
Também é comum conexões banda larda através de cabos de TV e até mesmo Fibra Ótica, que vem crescendo dia após dia. Se quiser, veja a diferença entre Fibra Ótica e ADSL para entender melhor os detalhes.

A conexão banda larga consegue comportar mais carga e por isso é mais rápida comparada com a internet discada.

Vantagens da Banda Larga

● Ela não precisa de uma infraestrutura muito grande para ser instalada. Basta conectar o seu cabo na rede.

● Esse tipo de conexão é segura, pois é necessária uma conexão física com sua rede, ninguém consegue se conectar a distância no seu sinal como acontece com o wi-fi. Assim, todos os seus dados estarão mais seguros.

Desvantagens da Banda Larga

● O sinal desse tipo de conexão as vezes pode falhar em distâncias muito grandes.

● Outra desvantagem é que, como ela é feita com fios de cobre, esses fios podem causar interferências em alguns equipamentos.

● Se for colocado muitos Ts nos filtros de linha pode acontecer uma corrupção de dados e com isso, os ecos de sinais acontecem, deteriorando a qualidade e velocidade da sua conexão.

Conexão Via Rádio

Com a conexão via rádio já é possível navegar sem necessidade de fios e cabos, pois o sinal é feito através de antenas que são instaladas em lugares estratégicos.
Para que a conexão via rádio aconteça de uma forma ideal, é preciso que as antenas sejam instaladas em lugares que não tem barreiras, como árvores grandes ou construções altas. Assim, o sinal chega com uma qualidade melhor a seu modem ou roteador.

Vantagens da Conexão Via Rádio

● Como a conexão é sem fio, não é preciso fazer a instalação de cabos.

● Apenas com uma placa de rede wireless (sem fio) é possível ter sinal disponível, dispensando o uso do modem.

Desvantagens da Conexão Via Rádio

● Muitas vezes as empresas que fazem a instalação da conexão via rádio não oferece um suporte de qualidade.

● Prédios e árvores próximos a instalação das antenas podem prejudicar o sinal da conexão.

● Em dias chuvosos o sinal da conexão via rádio é prejudicado por interferências.

● Como o sinal do rádio é compartilhado por sua vizinhança, a qualidade da internet pode cair muito durante os horários de pico de utilização.

Para que você consiga medir a velocidade da sua internet de uma forma correta e muito segura, basta acessar o site da MinhaConexão. Onde é possível fazer teste de velocidade para ambos os tipos de internet com um sistema de speed test.