Normalmente todos nós ficamos satisfeitos com a nossa rede Wi-Fi doméstica quando ela está funcionando bem, mas muitas pessoas enfrentam uma tarefa que quase ninguém gosta muito: Comprar um roteador sem fio novo para atender a necessidade de uma melhor conexão.

Atualmente, com jogos e vídeos on-line de alta definição, transmissão ou downloads de arquivos com muitos megabytes, uma demanda enorme em dispositivos móveis que tentam se conectar e uma crescente onda de tecnologia que dependem de Wi-Fi, os roteadores mais antigos são cada vez mais exigidos, muito mais do que suas capacidades, ficando sobrecarregados. Vamos falar sobre como deve ser a escolha de um roteador ideal para a sua casa.

O que influencia na hora da escolha

Analise se há a demanda de muitos aparelhos para serem conectados ao mesmo tempo e se eles estão tentando utilizar uma grande quantidade de dados do roteador. Esse deve ser o primeiro ponto a ser considerado, os roteadores que usam padrões mais antigos do Wi-Fi possuem um desempenho baixo e apresentará sinais como: quedas de conexão, jogos online que não rodam, carregamento lento de páginas da internet, vídeo que trava ou demonstram muita dificuldade para serem baixados.

Os principais pontos que devem ser considerados

Até mesmo os roteadores de Wi-Fi mais bem classificados podem ter resultados inconsistentes, então é importante comprar de uma loja que permita a troca ou ressarcimento do valor pago em caso de insatisfação. É bom ressaltar que os roteadores de última geração são os mais indicados, porém deve estar disposto a pagar um preço um pouco maior por ele.

É importante também certificar-se de que esse novo roteador sem fio oferece suporte para conexão 802.11 ac. Este tipo de conexão, mesmo em nível básico, transmite até 1.300 Mbps. Isso significa uma capacidade muito maior de velocidade na transmissão dos dados.

A quantidade de antenas também é um ponto muito interessante se ser levado em conta, porque com mais antenas o roteador é normalmente capaz de transmitir um maior volume de dados, pois o sinal será mais resistente a interferências. Ultimamente diversos deles tem sido vendido com a tecnologia que disponibiliza um maior número de antenas para transmitir o sinal de internet, de modo geral existem duas antenas ao mesmo tempo, na maioria deles, mas já há roteadores com até três antenas disponíveis. Isso garante bom sinal para todos os aparelhos conectados.

Quanto ao investimento, muitas vezes você não precisa gastar muito dinheiro. Às vezes não é necessário um roteador top de linha que parece um dispositivo vindo do futuro. E se não puder pagar por um mais caro, apenas precisará de um roteador que atenda sua necessidade do momento. É possível conseguir um bom roteador por um valor acessível.

A qualidade e a velocidade da internet são muito importantes nesse contexto. Um Teste de velocidade (Speed Test) pode ser feito através do site MinhaConexão, que é um excelente site para realizar esse tipo de teste, entre outros serviços disponíveis. Acesse e saiba mais.