Você sabe como funciona o acesso à internet através da rede HPNA? Descubra aqui tudo sobre essa tecnologia e como ela pode te ajudar!
A tecnologia HPNA possui baixo custo, é simples e pode disponibilizar, além de serviço de internet e telefonia, o serviço de TV pelo mesmo cabo.

Mas afinal, o que é rede HPNA?

HPNA, ou Home Phoneline Network Alliance, é um padrão que possibilita a transmissão de dados, imagem e voz a partir de um mesmo cabeamento coaxial (há a permissão de serviços de voz e banda larga sobre uma mesma solução).
Em português é comumente chamada de Aliança de Rede por Linha Telefônica, e começou a ser implementada na Internet no Brasil com a distribuição de rede em edifícios ou locais com fácil acesso à uma estrutura telefônica.
Atualmente já é possível oferecer serviços desse porte, ou como é chamado, triple play, em empresas e residências.

História da HPNA

A HPNA vem sendo desenvolvida no Brasil desde a década de 1990 por uma associação que conta com mais de 150 empresas líderes no mercado e informática, e a telecom.
No início alcançava velocidade de transmissão de apenas 1 Mbps, que era utilizada quase que totalmente para interligar os dispositivos via interface Ethernet. Hoje em dia o padrão passa os 160 Mbps.

Benefícios da HPNA

Além de maior velocidade da conexão, a tecnologia HPNA é capaz de tornar um provedor mais competitivo, ou seja, a solução confere menores custos com cabos, equipamentos e instalação quando comparada à fibra ótica.

Em condomínios, por exemplo os cabos que são responsáveis por fornecer o sinal de TV de antenas coletivas podem ser reaproveitados. Ainda nesses locais, a estabilidade do sinal de dados também leva proveito: a frequência do sinal de TV não consegue causar nenhum tipo de interferência.

Pelo fato da estrutura ser distribuída via cabeamento coaxial, há também maior confiança e proteção contra roubo de sinal (quando comparado com uma rede via rádio ou wi-fi, por exemplo).

Um aspecto a se levar em consideração sobre essa rede, que os gestores de provedores devem se atentar, diz respeito à aplicação. Essa solução se torna ainda mais interessante quando usada de forma híbrida e em conjunto com outras tecnologias.

Um exemplo disso são os provedores que usam rádio na distribuição de internet aos condomínios e, concomitante a isso, usam HPNA para levar o sinal até os clientes em seus apartamentos.
Da mesma forma, o ponto de acesso de dados pode também ser feito através de fibra óptica até a entrada do condomínio e da distribuição interna fica via HPNA.

Faça o teste de conexão e descubra a real velocidade da sua internet

A tecnologia HPNA é uma solução que consegue conectar dispositivos através da interface Ethernet usando um cabeamento telefônico já existente.

Esse padrão vem sendo modernizado desde a década de 90 e possibilitando cada vez mais a utilização de meios físicos já existentes na maior parte das localidades para gerar comunicação com dispositivos pela Ethernet.
Desde sua criação, muita coisa mudou, inclusive a velocidade de internet que o dispositivo pode transmitir.
Ainda que isso já seja uma realidade, é preciso conferir de perto, e com frequência, a real velocidade dos dados que estão chegando na sua casa.

O MinhaConexão te ajuda nessa hora, pois seu teste, além de fácil, rápido e gratuito, permite que você salve um arquivo com todas as informações da sua rede. Faça o teste e confira!