Como todos sabemos, quase tudo que fazemos hoje envolve a internet. O mais interessante disso tudo é que, cada vez mais, as pessoas estão priorizando ter uma boa internet em seus celulares.
Ter internet no celular está se tornando algo cada vez mais relevante e, consequentemente, precisa ter uma qualidade melhor.

O maior problema de quem usa internet no celular é ficar longe do Wi-Fi, quando é preciso usar o 3G ou 4G, e aí a conexão acaba não sendo tão rápida.
Na maior parte das vezes demora mais que o aceitável, seja para carregar uma página, um aplicativo, enviar mensagens ou imagens, e assim por diante.
Para te ajudar a lidar com essa questão, separamos algumas dicas. Confira:

6 dicas para deixar a internet do celular mais rápida:

1. Apague o cache
Uma das principais causas da internet lenta no celular é quando a memória cache está muito saturada. Isso acaba afetando todo sistema.
Para quem não tem ideia, é possível fazer uma limpeza de cache, seja de aplicativo por aplicativo, ou em todos ao mesmo tempo, usando um programa especial que apaga toda cache (geralmente encontrados na PlayStore).

2. Exclua aplicativos que não usa
Manter muitos aplicativos instalados no celular também pode ser a causa dos problemas, pois eles utilizam recursos de seu celular e de sua internet, deixando a mesma lenta.. Para resolver isso é bem simples. Separe os aplicativos que não usa com frequência e exclua-os do celular.

3. Habilite o modo de leitura
Quando você estiver apenas lendo alguma matéria no celular, e não fizer questão das imagens, o melhor a fazer é habilitar o modo de leitura no navegador.
Além de economizar bateria e seu plano de dados, você ajuda a deixar a internet mais rápida, uma vez que carregar imagens pesadas exige muitos dados.

4. Troque de navegador
Até mesmo o navegador pode influenciar na velocidade da internet no celular. Se você notar que sua rede está mais lenta que o comum ao usar um determinado browser, tente baixar outro. Há vários disponíveis para celulares, como Ópera, Firefox, Google Chrome, etc.

5. Verifique a configuração da rede
No menu Configuração, no seu celular, em algum lugar você pode achar por Rede Móvel ou Dados Móveis (pode haver variação no nome de acordo com o aparelho).
Quando encontrar, tenha certeza de que o celular esteja conectado à internet do tipo certo: Wi-Fi, e que não esteja na rede mais limitada, como 3G ou 4G (isso nos locais onde você tem acesso à rede Wireless).

6. Economize 3G/4G
A dica final é um pouco óbvia, mas é sempre bom relembrar. Evite fazer downloads, assistir vídeos, ouvir músicas e usar aplicativos mais pesados quando estiver conectado à uma rede 3G/4G. Dessa forma, com certeza a internet móvel do celular vai ter uma velocidade maior para responder mensagens, checar redes sociais e fazer outras coisas mais urgentes.

Faça um teste de velocidade e veja como anda a internet do seu celular

Para ter certeza de como anda a internet no seu celular, se ela está apresentando oscilações ou se você está pagando por uma velocidade e recebendo outra, conte com o MinhaConexão!

No MinhaConexão você realiza o teste de velocidade de maneira fácil, rápida e totalmente gratuita. E com uma principal vantagem: você não precisa instalar nenhum aplicativo pra testar sua internet, você pode fazer o teste diretamente no seu navegador! Confira!