Muita coisa influencia na qualidade da internet que chega no seu PC, tablet ou Smartphone. Confira aqui o que pode prejudicar a qualidade e a velocidade da sua conexão.

O que interfere negativamente na sua Internet?

1- Modem
O modem pode apresentar alguns travamentos, o que interfere diretamente na conexão com a internet. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como interferência de outros aparelhos eletrônicos, quedas de luz ou sobrecarga no tráfego de informações.
Para solucionar a questão, a dica aqui é desligar o modem por, no mínimo, 10 segundos antes de religar. Quando você reinicia o aparelho, limpa sua memória e restaura o funcionamento normal para o envio de pacote de dados.

2- Cabos
Os problemas com os cabos costumam ser uma das mais frequentes causas para a falta de internet. Isso acontece porque é comum o cabo Ethernet ficar frouxo ou até mesmo desconectar, conforme as pessoas mexem nos móveis.
Quando isso acontece, aparece um “X” no ícone de rede, o que indica a suspensão da conexão. Para solucionar o problema, basta apenas encaixar o plugue novamente.
Um cabo ruim ou mal conectado, pode fazer que sua internet perca pacotes, deixando-a mais lenta.

3- Placa de rede
A desatualização do driver da placa de rede, ou mesmo a desativação do adaptador de rede pode levar a problemas de conexão e, consequentemente, interferência na velocidade da internet.
Para ativar basta entrar em “Painel de Controle” > “Central de Rede e Compartilhamento” > “Alterar as Configurações do Adaptador” e, por último, clicar com o botão direito no ícone da placa e selecionar “Ativar”.

4- Adaptador Wi-Fi
Os receptores Wi-Fi podem apresentar os mesmos problemas que os roteadores e modems. Se você possui esse aparelho, reinicie-o. Alguns modelos já apresentam um botão para essa finalidade.
Se não for o caso do seu, basta retirar o adaptador wireless do USB e recoloca-lo depois de alguns minutos.

5- Servidor DNS (Linkar o artigo do mês passado que fala de como configurar o DNS)
Se o ícone que indica a conexão estiver normal e a placa de rede também, mas mesmo assim você percebe que a velocidade de download despencou e o acesso caiu, é provável que a falha esteja no servidor DNS.
Para resolver bastar configurar um DNS externo, o que pode ser feito através da “Central de Rede e Compartilhamento”, no “Painel de Controle”.

6- Divergência com frequências e largura de canal
Se o dispositivo estiver configurado para uma banda maior que a capacidade da placa de rede do seu PC de ser compatível, ele não irá conseguir receber o sinal da Internet.

Para solucionar o dilema, você tem que entrar nas configurações do roteador. Ler o manual de instruções é a melhor pedida, já que cada modelo funciona de uma forma e será preciso alterar a largura e a configuração de banda do seu roteador, que deverão ser compatíveis com o PC.

Faça o teste de velocidade e descubra se há algum problema com a sua internet

O teste de internet do MinhaConexão é muito importante para que você descubra como está a qualidade da internet no seu Computador ou Smartphone.

Acompanhar de perto as informações dos seus dados de internet te possibilita saber se você precisa tomar atitudes que melhorem o sinal Wi-Fi, ou até mesmo entrar em contato com a operadora e exigir que o serviço seja checado.
Faça o teste de velocidade do MinhaConexão de forma fácil, rápida e sem custos!